Às vezes, quando estou me sentindo mais pedante do que o normal, apago o código de referência no final de um link antes de enviá-lo por mensagem de texto para meus amigos. Acho isso estranhamente satisfatório, comparável a arrumar uma planilha ou estacionar um carro em paralelo. Mas com essa peculiaridade particular de cortar URLs, involuntariamente participo de um fenômeno chamado dark social.
O que é Dark Social?
Dark social é um termo usado para descrever o Lista de usuários do banco de dados Telegram tráfego da web que vem do compartilhamento de links que não contêm códigos de rastreamento, normalmente por meio de plataformas de mensagens privadas. O que é Dark Social Esse tráfego é indistinguível de outras fontes de tráfego direto quando observado com a maioria dos softwares de análise. O termo foi cunhado em 2012 pelo jornalista Alexis Madrigal.
Dark social não é tão insidioso quanto parece. Ele simplesmente se refere ao tráfego que vem de links de compartilhamento social que não incluem nenhum dado de referência sobre a fonte. Por causa disso, a origem do tráfego é desconhecida, invisível — dark. E é um espinho no lado dos profissionais de marketing que querem saber exatamente de onde vem o tráfego do seu site.
Qual é a origem do termo “Dark Social”?
Embora o fenômeno das redes sociais obscuras ! exista desde que conseguimos medir o tráfego da web com ferramentas de software como o Google Analytics, o termo em si foi cunhado pelo jornalista Alexis Madrigal em um artigo de 2012 para o The Atlantic .
No artigo, Madrigal descreve ter notado que ! uma parte considerável do tráfego da web da revista foi identificada como tráfego direto no Google Analytics. Ele imaginou que não havia muitas pessoas que realmente marcaram ou digitaram manualmente a URL na barra Mais de 100 ideias para boletins informativos de dezembro e exemplos de feriados de endereços do navegador. Elas provavelmente vieram de uma variedade de outras fontes — serviços de mensagens ! instantâneas, aplicativos de bate-papo privados e e-mail. Ele chamou essa categoria de tráfego de dark social.
Dark social não deve ser confundido com “ ! dark web ”, que se refere ao lado oculto da internet, ou “participação obscura”, um termo usado por pesquisadores para descrever quando as pessoas dependem de canais privados para coordenar comportamentos antissociais, como número sg tumultos e assédio, ou para espalhar desinformação.
LerOs profissionais de marketing estão cansados da obsessão pela atribuição
Como o Dark Social se compara a outras fontes de tráfego?
Para entender bem as implicações do ! tráfego social oculto, é útil entender onde ele se encaixa no esquema geral das coisas.
Quando as pessoas visitam um site ou página da ! web, elas chegam lá por meio de uma de várias avenidas ou canais diferentes. Essas fontes incluem:
Tráfego de pesquisa orgânica
O tráfego de pesquisa orgânica vem de pessoas que ! clicam em links de uma página de resultados de um mecanismo de busca.